sexta-feira, 20 de abril de 2018

AULA SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.


ESCOLA ESTADUAL “JOÃO RIBEIRO GUIMARÃES”.
PROFESSORA: VERA ASSIS
ALUNOS DO 2º ANO – TURNO: VESPERTINO.
PLANO DE AULA

SEXTA-FEIRA -  19-04-2018.
JOGO  3 ESQUERDINHA QUEM PRIMEIRO TIVER 100 COM OBJETIVO PEDAGÓGICO DE COMPREENDER O VALOR POSICIONAL DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL.

METODOLOGIA:
A professora primeiramente, reuniu os alunos do 2º ano em semicírculo para explicar sobre sistema de numeração decimal (SND), e regras do jogo, jogando com uma delas. Depois, dividi a turma em duplas, e cada dupla começou a jogar.
Enquanto elas jogavam, fui fazendo as intervenções necessárias e perguntando: Quantos palitos podem ficar nos soltos?  Quantos vale cada amarradinho?
Os alunos não apresentaram dificuldades na execução do jogo, mas algumas não tinham paciência de esperar o colega amarrar os palitos com a liga elástica.  E iam logo jogando. Eu entendo a empolgação delas em formar amarrados primeiro para vencer o jogo. Mas nesse momento, eu pedia para que elas tivessem calma e esperassem o colega se organizar.  E muito interessante observar que as crianças aprendem vários conceitos, sem que o professora diga seus respectivos nomes. E, brincando, o aluno acaba descobrindo através da própria associação. Percebi que os alunos desenvolvem várias aprendizagens como: Coordenação motora (quando amarram os palitos com a liga elástica). Desenvolvem a oralidade, contagem e identificação dos números, sequência numérica, adição (quando somam os valores dos dados) e valor posicional do número. Eles fizeram todos os passos com registro das rodadas.
Cada dupla formada, usou uma ficha numérica para registrar, a cada rodada, quantos soltos e quantos grupos de dez o jogador tem estabelecido, a relação símbolo x quantidade (veja imagem a seguir). Leitura e estruturas do sistema, com ênfase nos agrupamentos decimais e posicionamento.
Segue fotos em anexo:













Nenhum comentário:

Postar um comentário