sábado, 19 de dezembro de 2015

O BRINCAR LIVRE

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães-  2015.
Professora: Vera Lúcia de Assis Amorim
Alunos 2º ano- vespertino
Tema: O brincar livre na escola.
Segundo Brougère (2008), toda sociedade é formada por uma cultura que dispõe de diversas imagens, representações, símbolos e significados expressivos dentro de um espaço social. Suas fontes são muitas, sendo que uma delas é a brincadeira e suas peculiaridades. Através da brincadeira, as crianças se apropriam dessa cultura e sociedade, podendo se expressar e criar novas produções.  BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Segundo  Vygotsky (2003), a brincadeira  favorece a criação da Zona de Desenvolvimento Proximal  , pois ao brincar a criança age além do comportamento da sua faixa etária e da sua realidade diária, produzindo atividades e experiências novas, criando modos de pensar e agir no mundo que desafiam o seu conhecimento já internalizado.
Para Bruner  página 148 do livro: O brincar e suas teorias  Tizuko Morchida Kishimoto destaca um ponto fundamental para educadores: A brincadeira livre contribui para liberar a criança de qualquer pressão.

Falando de brincar livre, organizei os alunos do 2º ano, ensino fundamental do período vespertino da Escola Estadual João Ribeiro Guimarães, onde sou professora regente para desenvolver as atividades livres de brincar, conforme atividade do Pacto.









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