Escola Estadual João Ribeiro
Guimarães- 2015.
Professora: Vera Lúcia de Assis
Amorim
Alunos 2º ano- vespertino
Tema: O brincar livre na escola.
Segundo Brougère (2008), toda
sociedade é formada por uma cultura que dispõe de diversas imagens,
representações, símbolos e significados expressivos dentro de um espaço social.
Suas fontes são muitas, sendo que uma delas é a brincadeira e suas
peculiaridades. Através da brincadeira, as crianças se apropriam dessa cultura
e sociedade, podendo se expressar e criar novas produções. BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 7. ed.
São Paulo: Cortez, 2008.
Segundo Vygotsky (2003), a brincadeira favorece a criação da Zona de Desenvolvimento
Proximal , pois ao brincar a criança age
além do comportamento da sua faixa etária e da sua realidade diária, produzindo
atividades e experiências novas, criando modos de pensar e agir no mundo que
desafiam o seu conhecimento já internalizado.
Para Bruner página 148 do livro: O brincar e suas
teorias Tizuko Morchida Kishimoto destaca
um ponto fundamental para educadores: A brincadeira livre contribui para
liberar a criança de qualquer pressão.
Falando de brincar livre,
organizei os alunos do 2º ano, ensino fundamental do período vespertino da
Escola Estadual João Ribeiro Guimarães, onde sou professora regente para
desenvolver as atividades livres de brincar, conforme atividade do Pacto.
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